Nas muitas conversas que vamos tendo ao longo dos dias, surgiu a necessidade de sabermos quantas meninas e quantos meninos temos na nossa sala. À tarde e em grande grupo, sentámo-nos e eu comecei a escrever numa folha. A partir da primeira palavra que escrevi (Meninos), a vontade de participar e de se envolverem em todo o processo, abriu portas a descobertas incríveis e aprendizagens de consciência linguística e fonológica.
Entre perguntas e respostas, o contributo que cada um deu, foi fundamental para que o desejo e interesse de saber mais fosse aumentando. E foi assim que o D.C. falou nas palavras que rimam, abrindo as portas do mundo das rimas...
Foi então que o R.A. falou nas palavras "Mundo" e "Murro" como palavras que rimam...abrimos mais uma porta e fomos perceber o que se passava com estas duas palavras.
Esta tarde que era dedicada à matemática, acabou numa tarde recheada de palavras e de curiosidades acerca da nossa língua. E estas descobertas só foram possíveis uma vez que lhes foi dado espaço para comunicar, participar e contribuir.
Quando as aprendizagens são feitas a partir dos seus interesses têm um sabor muito especial.