domingo, 28 de outubro de 2012

Vamos falar sobre os nossos pares!

Esta semana uma das nossas tardes, de animação cultural, foi dedicada à expressão pelo movimento e à palavra. Como?
A Xana deu a cada criança um lenço e cada um pôde dar-lhe a função que quis. Esta exploração foi feita em grupo, a pares e individualmente. Depois de explorarem o material, o corpo e o espaço, sentámo-nos em circulo e cada um, com a ajuda do adulto, atou o seu lenço ao lenço do amigo do lado direito. ficámos assim todos ligados uns aos outros.
depois foi-lhes pedido que vissem o amigo que estava ao seu lado direito e que um a um enumerasse uma coisa que não gosta desse amigo e outra que gosta, por esta ordem! 

Ter que apontar defeitos e qualidades aos outros não é fácil, mas eles fizeram-no sem qualquer pudor ou vergonha e fizeram-no, de igual forma, nas qualidades e nos defeitos, uns aceitaram melhor que outros mas tiveram consciência que todos erramos e fazemos boas ações, até mesmo os adultos, que também entraram neste jogo!
No final do exercício foi-lhes perguntado o que aprenderam com o que estivemos a fazer e as respostas foram:
- "Aprendemos que todos fazemos coisas más e boas";
- "Aprendemos que temos que gostar dos outros mesmo que eles façam coisas más".

As crianças dão grandes lições aos adultos ao serem reais e verdadeiros.
Tarefa cumprida...
 

2 comentários:

Rita Campos disse...

Adorei!!

Carmo disse...

Mais uma vez muitos parabéns pelo vosso maravilhoso trabalho. Estas tardes têm sido prova do quão importante são os momentos de partilha cultural e do que podemos retirar delas...as vivências e sentimentos não ficam de parte, antes pelo contrário estão mesmo a ser vividas:)