terça-feira, 9 de outubro de 2012

A música, a expressão corporal e o desenho

A forma como nos expressamos pode surgir de variadíssimas maneiras, pois não é só a linguagem que nos leva à compreensão do outro.
Como prova disso mesmo, hoje na sala fizemos um exercício que exigiu muito poucas, ou quase nenhumas palavras (que não foi fácil!) e muito movimento e imaginação.
A Xana colocou dois sons diferentes: A Primavera (vários tipos de pássaros a chilrear, ondas do mar, patos a nadar,...) e A Tempestade (trovões, chuva, vento...). De olhos fechados, todos puderam ouvir e sentir cada som. Depois, um a um, a pares e em pequenos grupos, exprimiram-se como quiseram de acordo com o que estavam a ouvir. No final, de olhos fechados e todos ao mesmo tempo, movimentaram-se pela sala, ao som ora dos pássaros ora de uma terrível chuvada.
Depois, foi altura de darmos lugar a outra forma de expressão, dividiram-se em dois grupos, a tempestade e a primavera, deitaram-se no chão e alternadamente de acordo com os sons que ouviam iam desenhando o que queriam.
Os resultados foram surpreendentes!
Não há dúvida, que cada um à sua maneira, sentiu A Primavera ou A Tempestade de formas bem distintas.


Foi uma tarde divertida, onde se superaram alguns receios de se exporem sozinhos perante o grupo e onde puderam dar largar à sua imaginação e criatividade! 
Prometemos mais tardes destas!
 

1 comentário:

Cristina M. disse...

Xana, que super experiencia,fiquei fã!!
Eles devem ter adorado explorar estas novas sensações.
Obrigada por proporcionar momentos tão ricos aos nossos meninos.
bjs