sábado, 10 de novembro de 2012

Castelo de Guimarães

Mais um projeto terminado e comunicado. O projeto Castelo de Guimarães, surgiu depois da S.N. ter contado na reunião da manhã que tinha ido fazer uma visita a este castelo. Muitas foram as questões que se seguiram da parte dos amigos e surgiu de imediato a proposta de se fazer um projeto sobre este castelo.
No dia da comunicação, o grupo foi para a biblioteca e sozinhos, puderam decidir o que cada um ia falar, tomaram as suas decisões e quando acharam que estavam prontos puseram mãos à obra!
Embora as questões não fossem fáceis de responder, com bastantes pesquisas e com a ajuda dos pais, lá terminámos o nosso projeto.
Para além de termos conseguido responder a tudo o que queriam saber, ainda fizemos muitas descobertas que enriqueceram ainda mais estas crianças.
Para os adultos foi ótimo poder reavivar a memória com assuntos que estavam um pouco esquecidos, ou poder aprender muitas coisas que não fazíamos ideia!
E vocês, sabiam que existiu uma senhora chamada Mumadona Dias e que foi muito importante para a nossa história? É que foi ela que mandou construir este castelo! E sabiam que este foi sofrendo alterações ao longo dos vários reinados até chegar ao que é hoje? Foi por isso que fizemos esta maqueta, uma vez que o castelo está construido em forma de escudo e tem várias torres, com funções importantes!

Pois é... eu fartei-me de aprender!