segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Sopa de Legumes

A semana passada estivemos a ouvir uma história nova: "O nabo gigante". Que nos conta assim:

“Era uma vez uma velhinha e um velhinho que viviam numa casinha velha e torta… eles tinham cinco gansos… três gatos… uma vaca castanha… seis canários amarelos… dois porcos… e quatro galinhas sarapintadas.”

“Os velhinhos foram semear ervilhas, cenouras, batatas, feijões e nabos. Depois, estava a chover e, depois, foram para dentro de casa… e estava de noite… e deixaram-se adormecer.”

“Depois, passaram muitos dias e o velhinho foi tirar o nabo da terra… e o nabo era muito gigante!… depois ele tentou arrancar o nabo mas não tinha força… e foi chamar a velhinha.”

“Eles não conseguiram e chamaram a vaca castanha… puxaram com muita força mas não conseguiram… e chamaram os dois porquinhos barrigudos e não conseguiram… e chamaram os três gatos pretos para ajudarem… mas não conseguiram… e depois um gato foi chamar as galinhas sarapintadas… e não conseguiram.”

“Depois chamaram os cinco gansos… e já estavam todos cansados… e a velhinha teve uma ideia… foi buscar um bocadinho de queijo para caçar… um rato.”

“Levou o rato para ajudar a puxar o nabo… fizeram muita força… e o nabo saiu da terra e eles caíram para trás… o velhinho caiu em cima da velhinha… a velhinha caiu em cima da vaca… a vaca caiu em cima dos porcos… os porcos caíram em cima dos gatos… os gatos caíram em cima das galinhas sarapintadas… as galinhas caíram em cima dos gansos… e os gansos caíram em cima dos canários… e os canários caíram em cima do rato… Depois os velhinhos fizeram uma panela de sopa de nabo… e todos comeram a sopa… e o ratinho também!”

Depois de ouvirmos a história, achámos que era boa ideia fazer uma sopa com os legumes referidos na história. Então cada criança escolheu um legume para trazer para a escola e assim, confeccionarmos a nossa sopa para o almoço. E assim ficou combinado!! Hoje, com grande entusiasmo, todos trouxeram os legumes para a sopa.
Ora eis o que se passou nesta manhã tão animada e saborosa.Estes foram os legumes que utilizámos: cebola, alface, alho, feijão verde, ervilhas, batatas, cenouras e nabos.


Depois de tudo preparado, as crianças puderam explorar os legumes, ainda por descascar. Posteriormente descascámos cada legume, enquanto falávamos sobre o mesmo. Cortámos em pedaços e lavámos tudo muito bem lavadinho. No final foi só colocar dentro da panela, colocar sal, azeite e água e esperar que tudo ficasse cozido.

Após a cozedura dos legumes, já a nossa sala cheirava a uma maravilhosa e saborosa sopa.


Por fim, só faltava triturar os legumes e .... COMER!!!

HUMMMM estava tão boa!

O Nosso Corpo

"Onde está?" é uma história que, através da observação atenta de vários materiais, nos leva à procura de algo escondido. Cada vez que se retira um material vai-se construindo uma personagem a quem as crianças deram o nome de "O Senhor".
















Após termos ouvido esta história com muita atenç
ão, cada um construiu um "senhor", com materiais de desperdício disponíveis na sala.
Um belo trabalho de expressão plástica que demonstrou a criatividade de cada um!

Ficaram uns bonitos trabalhos!!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Feliz Ano Novo



Feliz Ano Novo são os meus desejos para todos vocês!!

Uma Surpresa de Natal

No dia 23 de Dezembro, quando chegámos à sala tínhamos algo de estranho no meio do chão... o que seria??

Era uma caixa de cartão, muito bem embrulhada e tinha um papel pendurado... um papel muito bonito e com uma letra linda!! Depois de muita expectativa, a Xana disse que nos podíamos aproximar. Não esperámos nem mais um segundo e avançámos todos para a caixa... o que seria??


Era mesmo uma carta... a Xana começou a ler e qual não foi a espanto de todos... era uma carta do Pai Natal! O Pai Natal deixou um presente, durante a noite, na nossa sala. Que querido! Mas... o que seria???

Na Carta ele explicava que nos tínhamos portado, mais ou menos e que por isso achava que poderíamos receber mais dois amiguinho
s na nossa sala! Mais dois amiguinhos?! Começámos a desembrulhar... O que seria????

Não vão acreditar... doi
s peixinhos, dois peixinhos a sério, dentro de um aquário! Depois de conversarmos tivemos que escolher um nome para cada um. Não se podem só chamar peixinhos, nós também não nos chamamos meninos e meninas não é? Pois bem , fomos todos da mesma opinião e um foi baptizado de Amarelo e outro de Laranja! Nada mais simples. Agora temos que ter muito cuidado, pois não nos podemos esquecer de lhes dar de comida e de lavar o aquário... mais uma tarefa para o nosso mapa!

Ficámos muito contentes, obrigada PAI NATAL, adorámos!!
Beijinhos e até para o ano!

Balões Mágicos

A Tânia presenteou-nos com uma bela história. O Balãozinho Vermelho. Esta é a história de um balão vermelho que se pode transformar... será que és capaz de adivinhar?


Depois de ouvirmos esta história, a Tânia transformou e deu forma aos muitos balões que trouxe para a sala.

A alegria foi total!
Obrigada Tânia
Beijinhos

Nós e a sala da Tété

Vamos ensinar os meninos da sala da Teresa a fazer bolo de cenoura??

Claro que sim!
Depois de provarem o nosso bolinho, foram muitos os convites para que fossemos ensinar a realizar esta receita. Os meninos da sala da Teresa foram os felizes contemplados.

Depois da Xana explicar os ingredientes e as quantidades que iríamos necessitar para fazer o bolo, a Xana e a Teresa fizeram o bolo para estes lindos meninos!
Espero que tenham gostado.
Beijinhos


Vamos aprender mais coisas sobre os gatos com os meninos da sala da Teresa?
Claro que sim!!
Depois de fazerem o projecto sobre os gatos, os meninos da sala da Teresa convidaram-nos para irmos à sala deles ouvir a comunicação deste projecto.


Sobre os gatos ficámos à saber que: Miam, ronronam, gostam de brincar com bolas, comem ração que cheira a peixe, quando nascem mamam leitinho e outras coisas mais...

Um muito obrigada aos meninos da sala da Teresa, adorámos.
Beijinhos

Bolo de Cenoura

Numa 2ª feira, em que se falou muito do que cada um fez no fim-de-semana, vimos que muito se falou em bolos e bolinhos e festa e coisas boas... por isso, nada como adoçar as bocas!!
Pusemos mãos à obra e fomos todos fazer um belo BOLO DE CENOURA:

Precisámos de:

  • 300g cenoura
  • 1 chávena mal cheia de óleo
  • 2 chávenas de açúcar
  • 2 chávenas mal cheias de farinha
  • 4 ovos
Como fizemos:

Bater as cenouras cruas, as gemas, o óleo e o açúcar no misturador eléctrico (liquidificador), retirar e misturar a farinha com um garfo. Misturar, posteriormente, as claras batidas em castelo (também com um garfo).
Levar a forno quente e em forma bem untada.

Foi um verdadeiro sucesso... estava realmente delicioso!!

Experimentem aí em casa, vão ver que não se vão arrepender!

Beijinhos