quinta-feira, 19 de novembro de 2015

E se soubermos ouvir o que eles nos têm para dizer?

Muitos se perguntarão o que é que uma criança com 1,5/ 2 anos nos terá para dizer!!? "Com esta idade mal falam... mal percebem o que dizemos..." 
Pois eu vos digo que, uma criança com esta idade muito nos tem para dizer e, principalmente muito nos tem para ensinar. Basta que, para isso, estejamos disponíveis para OUVIR! 
E é isso que na nossa sala pretendemos fazer, valorizando o que cada um trás de casa para partilhar com o grupo.

E muito aprendemos aqui uns com os outros, ora vejam!

A M. A. partilhou o livro "Quando Frederico" com os amigos e estivemos a falar do outono. Pedimos à Dora para nos trazer folhas da rua, que tinham caído das árvores, para podermos observar. Depois aproveitámos a partilha da L.F. que nos trouxe castanhas e ouriços que tinha apanhado com a avó e, acabámos a fazer pinturas com estes elementos da natureza e que só aparecem nesta estação do ano.




A L.F. mostrou-nos umas girafas que trouxe de casa. E em conversa com o grupo, a L. disse que tinha 4 girafas. Depois de observarem as girafas, descobriram que, as girafas não vivem na quinta e sim na selva e descobriram, ainda, que duas eram pequenas e duas grandes. Para que este raciocínio e estas descobertas ficassem registadas fizemos duas selvas. Cada criança pintou uma girafa grande e uma pequena e fez correspondência com a selva correta.




E assim surgiu a matemática na nossa sala. As girafas trouxeram até nós conceitos matemáticos simples como "grande e pequeno"! 

Na nossa sala ouvimo-nos e aprendemos uns com os outros, todos os dias!

7 comentários:

Neusa Almeida disse...

Tão simples e tão eficaz :-)

Mariana disse...

E que grandes aprendizagens. Parabéns, é tão bom ver que todas estas descobertas surgem do grupo. Mem na creche ;) heheh

Sandro disse...

Muito bom.
A Madalena adora levar coisas para a escola. :)

Pedro Miranda disse...

Muito bom... Quanto ao que uma creiança de 2 anos tem para dizer. Ui, o nosso, tem mesmo muito para dizer!!! Então à noite na hora da cama, tem com cada discurso que não acaba...
Bom trabalho e beijinhos

Inês disse...

<3 Tão bom!

Marta Botelho disse...

Que bom que na sala da Xana todos podem ser ouvidos... mesmo que mal falem, mesmo que as palavras ainda não saiam, a comunicação faz-se também de gestos, de sorrisos, de olhares. Aqui tudo conta. Adoro que tantas partilhas resultem em tantas atividades significativas para as crianças.

Espectáculo!

Xica disse...

Também já temos coisas para partilhar!! :)) Esta escola é um espectáculo!:)