domingo, 2 de dezembro de 2012

Jogos Sociais

Jogo das Cadeiras

Os jogos são eficazes ferramentas na construção de conhecimentos, padrões de comportamento e facilitadores na comunicação. Na infância, jogar é sinónimo de amadurecimento. Os jogos sociais estabeleceram curiosas formas de interação. impõem a aceitação das regras, cumpre um papel educativo, e possui uma função lúdica, uma vez que a criança encontra prazer ao jogar. Jogos sociais são uma excelente forma de aprendizagem. Através deles as crianças seguem ordens, testam hipóteses, alcançam metas, expandem a criatividade, e, principalmente, socializam. As crianças interagem com os seus amigos para alcançar metas: têm que aprender, sobretudo, a negociar para alcançarem resultados.  
Os jogos sociais, são importantes pois ensinam a criança a  interagir com o próximo, respeitar regras, a ganhar e a saber perder, desenvolver a imaginação, cooperação e com isso promover uma boa auto-estima. Fazendo com que aprenda de forma simples e natural a resolver problemas, pensar, criar e desenvolver o senso crítico. É igualmente através dos jogos que a criança pode aprender conceitos de noção tempo -espacial, assim como noção do seu corpo e do outro. 
Por isso, temos na nossa agenda semanal, uma tarde dedicada aos Jogos Sociais. E, esta semana a escolha foi o "Jogo das cadeiras", um dos eleitos por todo o grupo!

Uma Tarde muito bem passada, com muita música, movimento e divertimento!

1 comentário:

Mãe João disse...

o jogo das cadeiras....
delicia!!!!
quem não gosta?!?!?!