quarta-feira, 18 de abril de 2012

O fantocheiro

O nosso projeto do Fantocheiro já terminou e hoje tivemos uma estreia em grande. Convidámos os meninos da sala da Carmo para o grande evento e foi muito divertido.
Contámos a história que eles criaram e no final, fomos muito aplaudidos e elogiados.
No final, os meninos da Carmo puderam mexer e experimentar os nossos fantoches.
Muitos parabéns e muito obrigada à Diana que realizou este lindo trabalho com os nossos meninos.

A nossa visita ao Museu da Marioneta foi muito importante para este projeto, pois podemos mostrar aos meninos da sala da Carmo o que tínhamos aprendido e o que fizemos por lá.
Beijinhos

terça-feira, 17 de abril de 2012

A cidade dos Pinipons

Após uma limpeza à garagem, descobri algumas relíquias que fazem parte da minha infância e adolescência.
Uma delas e das mais bem estimadas, foi uma coleção de Pinipons, todos dentro de saquinhos e separados por temas.
Pois bem o que fazer com esta relíquia? Levar e oferecer à sala para aumentar, ainda mais, a criatividade destes meninos e meninas.
A curiosidade e a vontade de mexer levou rapidamente a estratégias de brincadeira e, começou, assim o projeto da cidade dos pinipons.

Depois de muito recorte, colagem pintu
ra e negociação dentro do grupo, foram chegando a consenso e a nossa cidade dos pinipons está pronta a ser usada e explorada.Mas... não quisemos deixar de partilhar com todos este lindo trabalho e o grupo concordou em expor a cidade antes, mesmo, de poder brincar.

Esperamos todos que tenham gostado.
Um muito obrigada à nossa Paty, por ter ajudado os nossos meninos neste fantástico trabalho!

Os nossos projetos

O trabalho tem sido árduo e intenso e entre trabalho de texto, matemática, pinturas, desenho, recorte e colagem e muita brincadeira e diversão, os projetos têm surgido ao longo do ano.
Concluídos temos o projeto das cáries, das abelhas e das árvores.
No projeto das árvores podemos descobrir muitas coisas, ou seja, como é uma árvores, para que é que serve, que tipo de árvores há, qual a maior árvore do mundo e qual o tamanho das árvores.
No projeto das abelhas, descobrimos de onde vem o mel, como se faz o mel, assim como algumas características das nossas amigas abelhas e como elas tanto trabalham.
Por sua vez, no projeto das cáries, descobrimos o que são cáries, como é que elas aparecem, o porquê da importância de lavar os dentes e de não comer muitos doces, quantos dentes temos e porque é que os dentes caem.
Mas não vamos ficar por aqui e já demos início a mais dois projetos, o do Sol, que está em fase de pesquisa e o dos Fósseis, em que cada um está a desenhar um fóssil de acordo com o que cada um acha que é.
Mais noticias muito em breve!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O Arco-Íris

Na reunião da manhã, a S.N. trouxe um livro para mostrar aos amigos. O livro era sobre o arco-íris e logo surgiram muitas questões sobre quantas e quais as suas cores.
Como as opiniões eram muitas, decidimos fazer um gráfico sobre o que cada um achava.
Tirámos as nossas conclusões num projeto que já tinha sido realizado cá na escola e fizemos lindos trabalhos inspirados no livro "O Elmer e o Arco-Íris".


Para concluirmos a nossa investigação, o pai Carlos, pai da S.N., veio à nossa sala fazer a experiência do arco-íris.
Descobrimos que o arco-íris aparece quando chove e está sol ao mesmo tempo e que o arco-íris tem todas as cores, mas que só se conseguem ver as sete cores.
Obrigada pai Carlos por esta manhã tão bem passada.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Páscoa 2012

Desejos de uma Páscoa Feliz para todos!!Beijinhos
Xana