segunda-feira, 20 de maio de 2013

Projeto: "A água"

"A água que aparece na torneira vem de onde?"
Depois de um dia de chuva, a M.M. e o J.N., colocaram falavam sobre a possibilidade da água da chuva ser a que aparece nas torneiras de casa. Após colocarmos várias hipóteses, fomos pesquisar e tentar perceber de onde vem então a água que aparece nas torneiras lá de casa.
Tivemos então que nos aprofundar no ciclo da água e tentar percebê-lo para dar resposta à nossa pergunta.
Durante todo o processo, fomos fazendo algumas experiências para tornar esta explicação mais simples.
E a primeira experiência foi a da evaporação e condensação da água.
Pusemos um tacho com água ao lume e esperámos que esta fervesse. Vimos então o vapor a subir, com o calor, dando-se a evaporação.
Depois colocámos um pedaço de plástico em cima do tacho e esperámos para ver o que acontecia.
Primeiro o plástico ficou embaciado e depois cheio de gotas de água, dando-se a condensação.
Aos poucos percebemos que a água que estava no tacho estava a desaparecer.

Experiência estado da água: Liquido/ sólido
Depois fomos perceber como a água fica sólida e logo a seguir liquida. Verificámos o gelo a derreter e depois podemos constatar que esteja a água no estado sólido ou liquido a quantidade é a mesma. E voltámos assim, a encher a cuvete, para fazer gelo novamente.




E, para finalizar o nosso rol de experiências, decidimos fazer a filtragem da água.
Ora para isso necessitámos de 4 recipientes devidamente identificados. 
O primeiro passo foi colocarmos na água tudo o que a água pode ter na natureza. Ou seja, areia, terra, pedras e folhas. Esperámos até ao outro dia para ver como estavam as águas. E observámos que as águas estavam muito sujas e que as folhas tinham ficado à superfície, enquanto a terra, a areia e as pedras tinham ficado em baixo.
Depois pegámos no primeiro recipiente e filtrámos a água com um passador da cozinha. E, concluímos que as folhas e as pedras tinham ficado no passador, mas que a areia e a terra ficaram na água, logo a água continuava muito suja.
Depois, pegámos no segundo recipiente e filtrámos a água com um filtro de café. Observámos que a areia e a terra ficaram no filtro mas a água continuava suja e muito escura.
Por fim, fizemos um filtro perfurado com carvão, gravilha e areia e outro com algodão, areia e gravilha. E colocámos o primeiro em cima do segundo. fomos colocando a água do terceiro recipiente neste filtro e observámos que a água ficava muito mais limpa, pois tinha passado por um processo de filtragem mais completo. 

Durante a realização deste projeto, descobrimos que a água é muito importante e, que sem ela não existiriam plantas, pessoas ou animais, por isso temos que poupar água!
A partir daqui e com a ajuda dos pais realizámos um panfleto em que damos várias sugestões para poupar e não desperdiçar água!




Depois de tantas descobertas e curiosidades, foi altura de comunicarmos à sala da Mariana, da Vera e da Teresa as aprendizagens que fizemos.



Foi um bom trabalho e estão todos de Parabéns!

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito interessante mesmo! Parabéns!
Beijinhos

Cristina M. disse...

Fantástico!
Parabéns a todos, vocês são o máximo!!

este projeto também teve ecos cá em casa...
as longas experiências na casa de banho com água, algodões e afins para filtar e depois o rigoroso controle dos gastos de água, quase que tive de beber água às escondias! ou beber toda a água da garrafa para não desperdiçar!
agora o próximo passo é dar a conhecer à vizinhança o panfleto e irmos entregar uns quantos pelo prédio e espero que fique por aqui!!

Marta B. disse...

Qual é a escola? Ando desesperada à procura dum JI que integre estas ideias no MEM na zona da Margem SUL, Almada, etc... Conhece?
Marta B (martafcb@gmail.com)