sábado, 29 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo

A Xana e a Paty desejam a todos um ano repleto de sorrisos, brincadeiras, criatividade, aprendizagens, conquistas, vivências, partilha, amizade, mimos, alegria, cooperação, sonhos, Saúde e muita felicidade!

Beijinhos para todos!

sábado, 22 de dezembro de 2012

Feliz Natal

A todos desejos de um Feliz e Santo Natal! Que o pai Natal vos deixe no sapatinho tudo o que desejarem, muita saúde, paz, amor, alegria e felicidade!

São os desejos da Xana, com muitos beijinhos!

Yara-Iara

Fomos ao CCB, ouvir a história Yara-Iara de Margarida Botelho. Um livro que conta a história de duas meninas, a Yara, uma menina índia da Amazónia, que se depara com uma realidade bem diferente da nossa outra Iara, a menina portuguesa em que a sua realidade é, no fundo, a nossa....
Depois de ouvirmos esta história maravilhosa, através de maquetas extraordinárias que davam vontade de mexer e brincar, ficámos a conhecer um pouco da vida na Amazónia.
Ainda no atelier pintaram as coroas de penas, do chefe da tribo, pintámos a cara e dançámos a dança da festa da lua!

Na sala, puderam ser índios e na sua silhueta, fizeram pinturas corporais e faciais!
Ficaram lindos de Índios!!
 
 Não percam esta história!!

Prenda de natal para os pais

Surpresa para os pais
Este ano surpreendemos os pais com uma moldura bem original e ecológica! Depois de apanhar paus, fizemos esta moldura e pendurámos uma foto de natal de cada criança, uma pintura e uma mensagem para os pais! Depois foi só pendurar com molas da roupa de madeira!

Para o embrulho, fizemos uma árvore de restos de tecido e cada um pintou o que quis na mesma!


Esperamos que tenham gostado!!

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A nossa árvore de Natal

E depois de caixas de ovos para cá e para lá, a nossa árvore está pronta e esplendorosa!
Após muita ajuda dos pais, vizinhos dos pais, colegas e amigos dos pais, avós, tios e amigos da nossa escola, muita tinta verde nos bibes e em alguma roupa (desculpem), a nossa árvore começou a ganhar forma. 


Hoje, com muita paciência e dedicação da Paty e da Dalila, a árvore foi terminada e enfeitada!

Está linda!!! Os vossos meninos e meninas estão muito orgulhosos! E, hoje,  foram felicitados por todos, que fizeram questão de ir à nossa sala dar-lhes os parabéns! 
Os nossos agradecimentos, do fundo do coração, a todos os pais que nos ajudaram e contribuíram com todas estas caixas de ovos, assim como  à mobilização que fizeram junto de todos os seus amigos, familiares e conhecidos!
Um muito obrigada também à avó Nixa que nos trouxe um saco cheio de cápsulas de café já lavadas e separadas por cores!!!!
Sem a vossa ajuda esta árvore jamais existiria!!! 

Beijinhos a todos

Passo a Passo, Letra a Letra

Ontem a M.M. foi para o quadro magnético e começou a construir o seu nome. Depois letra a letra, foi escrevendo o nome dos seus amigos. 
Como nem sempre sabia as letras do nome de cada um, chamava os amigos e perguntava "O teu nome é assim?" "Qual é a letra que vem a seguir?". 
De vez em quando, espreitava para o nome dos bibes dos amigos e tentava reproduzi-los.

É uma delicia vê-los a crescer e a fazerem descobertas tão fantásticas e maravilhosas!!

P.S.: se virem com atenção, vão ver algumas letras que ela adaptou na vez de outras que já não encontrava na caixa!

domingo, 2 de dezembro de 2012

Jogos Sociais

Jogo das Cadeiras

Os jogos são eficazes ferramentas na construção de conhecimentos, padrões de comportamento e facilitadores na comunicação. Na infância, jogar é sinónimo de amadurecimento. Os jogos sociais estabeleceram curiosas formas de interação. impõem a aceitação das regras, cumpre um papel educativo, e possui uma função lúdica, uma vez que a criança encontra prazer ao jogar. Jogos sociais são uma excelente forma de aprendizagem. Através deles as crianças seguem ordens, testam hipóteses, alcançam metas, expandem a criatividade, e, principalmente, socializam. As crianças interagem com os seus amigos para alcançar metas: têm que aprender, sobretudo, a negociar para alcançarem resultados.  
Os jogos sociais, são importantes pois ensinam a criança a  interagir com o próximo, respeitar regras, a ganhar e a saber perder, desenvolver a imaginação, cooperação e com isso promover uma boa auto-estima. Fazendo com que aprenda de forma simples e natural a resolver problemas, pensar, criar e desenvolver o senso crítico. É igualmente através dos jogos que a criança pode aprender conceitos de noção tempo -espacial, assim como noção do seu corpo e do outro. 
Por isso, temos na nossa agenda semanal, uma tarde dedicada aos Jogos Sociais. E, esta semana a escolha foi o "Jogo das cadeiras", um dos eleitos por todo o grupo!

Uma Tarde muito bem passada, com muita música, movimento e divertimento!

Capuchinho Vermelho

Esta semana o F.M. pediu para dramatizar a história do Capuchinho Vermelho. Assim, no dia de dramatização de histórias fomos buscar os acessórios desta história tradicional e os intervenientes realizaram a dramatização de forma espetacular, mesmo sem ensaios e grandes preparações. Estiveram à altura, como sempre.  


Um aplauso para os protagonistas desta dramatização:
F.M.: Capuchinho Vermelho
M.C.: Mãe
B.C.: Lobo Mau
G.C.: Avozinha
C.R.: Lenhador